X

Login de Sócio

Ser Sócio
Número de Sócio:

Palavra Passe:

Confirme que não é Robot: Responda à pergunta corretamente.

ARCO-ÍRIS SOLIDÁRIOProjecto Crianças e Jovens “Sabe Mais - Arco-íris Social”.

Promover um acompanhamento adequado e precoce a famílias com crianças sinalizadas, como estando em situação de risco e contribuir para aumentar a capacidade de resolução dos problemas familiares, sobretudo nos aspectos relacionados com a educação dos filhos, e deste modo, evitar a institucionalização destas crianças. Tentar dar uma resposta às necessidades sociais emergentes da nossa comunidade.

Sabe mais - Arco-íris solidário

Introdução – Devido à situação económico-social que vivemos actualmente no nosso País, à negligência e maus-tratos registados em Portugal, e sobretudo às dificuldades e carências sociais que se verificam na nossa freguesia, o CSCDS criou o Projecto Crianças e Jovens “Sabe Mais - Arco-íris Social”.

Âmbito – No âmbito das suas políticas de responsabilidade social, o CSCDS pretende dedicar particular atenção às crianças e jovens desfavorecidos, carenciados e em situação de risco existentes na freguesia, contribuindo, para superar carências sociais, afectivas e culturais.
Comprometendo-se a desenvolver um conjunto de acções devidamente planificadas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das crianças. Envolvendo, de certa forma toda a comunidade a participar activamente em todo o projecto, pois as actividades requerem a colaboração imprescindível de recursos, quer humanos como materiais, que só com uma população activa e empenhada se pode concretizar positivamente todos os objectivos propostos.

População Alvo – Crianças desfavorecidas e Jovens em risco.

Objectivos – Promover um acompanhamento adequado e precoce a famílias com crianças sinalizadas, como estando em situação de risco e contribuir para aumentar a capacidade de resolução dos problemas familiares, sobretudo nos aspectos relacionados com a educação dos filhos, e deste modo, evitar a institucionalização destas crianças. Tentar dar uma resposta às necessidades sociais emergentes da nossa comunidade.

Parcerias – Fraterna, Associação de Pais de Silvares, Escuteiros, Agrupamento de Escolas, Centros de Saúde, Igreja, Grandes Superfícies, outras Instituições de Apoio à Criança e Jovens, Particulares.

Tipo de Serviços Prestados:

    • Acompanhamento da criança/jovem através da “adopção ou apadrinhamento” de uma criança em situação de risco ajudando-a nas suas actividades de vida diárias, alimentação, higiene, escola, etc.
    • Criar uma loja social através da recolha/doação de bens de primeira necessidade dedicada à criança/jovem onde pode encontrar roupa, calçado, material escolar, livros, jogos, brinquedos, artigos de bebé, outros acessórios.
    • Apoiar na alimentação através de patrocínios de grandes comerciantes e grandes superfícies nos pequenos-almoços e lanches.
    • Apoiar na escola através da troca de livros escolares, recolha de material escolar, apoio nos TPC`s.
    • Referenciar na área da saúde às consultas de rotina, vacinação, apoiar tratamentos e informar sobre a importância do cumprimento.
    • Promover um espaço cultural, onde elas possam estar a brincar, consultar, ler e aprender, com um profissional que as possa orientar.
    • Integrá-las e incentivá-las a participarem em actividades na comunidade local, mantendo-se assim ocupadas.
    • Apoiar e acompanhar a família orientando-a e informando-a dos recursos existentes e disponíveis.

CONTACTOS

SEDE:
Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares
Rua dos Carvalhais, 4 - Silvares
4835-412 Guimarães, Portugal
Tel: 253 066 665