X

Login de Sócio

Ser Sócio
Número de Sócio:

Palavra Passe:

Confirme que não é Robot: Responda à pergunta corretamente.

RANCHO FOLCLÓRICORancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares

Inserido na Região do Baixo Minho, conta com várias atuações em todo o País, trajam normalmente de Noivos, Lavradores Ricos, Domingueiro, Feira e de Trabalho.
A tocata é composta por concertinas, tambor, violas barguesas, violão, cavaquinhos e ferrinhos.

Cultura

Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de SilvaresAtividades realizadas pelo Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares

Desde a sua criação, e ao longo destes quase 34 anos da sua existência, esta Instituição tem vindo a dar continuidade a um projeto Cultural, promovendo ou dinamizando ações e espetáculos para os seus associados e comunidade em geral.
A valência cultural desta Instituição confunde-se, em certa medida, com a história do Rancho Folclórico de Silvares pois, para além da ligação quase que umbilical existente, é o Rancho Folclórico que coordena e ou desenvolve grande parte das atividades culturais.
De resto, para além dessas atividades, o Rancho Folclórico desempenha ainda um outro importantíssimo papel, funcionando como um autêntico embaixador da Associação e da própria freguesia de Silvares, levando a nossa bandeira, a nossa história, usos e costumes a todo o País e além fronteiras.
Ao longo de todo o ano realizamos várias atividades, com jovens e seniores terminando sempre o ano em beleza com a nossa festa de Aniversário / Natal que se realiza no mês de Dezembro.

Rancho Folcórico de Silvares

O Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares, foi fundado em 7 de Dezembro de 1982.
Este Rancho está sediado na Freguesia de Silvares, do Concelho de Guimarães, estando portanto inserido na Região do Baixo Minho.
No seu palmarés, conta com várias atuações em todo o País, em festas e festivais, bem como além fronteiras.
O Rancho é constituído por dançadores, tocadores, cantador e cantadeira com um total de cerca de 50 elementos.
Os trajes são característicos da região e trajam normalmente de Noivos, Lavradores Ricos, Domingueiro, Feira e de Trabalho.
A tocata é composta por concertinas, tambor, violas barguesas, violão, cavaquinhos e ferrinhos.
Tendo por referência os finais do Século XIX e início do Século XX, procura retratar a cultura e os hábitos das nossas gentes.
Este Rancho está filiado na Federação de Folclore Português, é sócio do INATEL e um dos sócios fundadores da Associação de Folclore e Etnografia do Concelho de Guimarães.
O Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares realiza anualmente, como já é tradição, o seu Festival de Folclore, bem como a atividade agrícola Segada e Malha de Centeio.

Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares

Contactos Rancho Folclórico

CORRESPONDÊNCIA:

Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares
Rua dos Carvalhais, Nº 4 - Silvares
4835-412 Guimarães

Telm: (+351)966863844
Telm: (+351)914235347

e-mail: rf.silvares@gmail.com

Ou através da nossa Página de Contactos

CONTACTOS

SEDE:
Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares
Rua dos Carvalhais, 4 - Silvares
4835-412 Guimarães, Portugal
Tel: 253 066 665